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Saiba tudo sobre a Cúrcuma

O que é Cúrcuma?

A Cúrcuma é uma planta herbácea originária da Ásia, uma espécie de raiz amarela que pertence à família do gengibre.

Vem sendo utilizada há anos, principalmente na Índia, na culinária e também como erva medicinal.

De sua raiz seca e moída, é obtida uma especiaria de cor amarela forte, utilizada no preparo de alimentos como tempero. É ela que dá ao Curry o seu sabor, aroma e cor característicos.

Para que serve?

açafrão da terra

Além do uso do pó como tempero no preparo dos alimentos, a Cúrcuma também é utilizada como erva medicinal.

Devido aos seus diversos benefícios à saúde, foram realizados estudos que comprovando que o seu principal composto ativo, a curcumina, possui excelentes ações anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e antivirais, tornando a Cúrcuma eficaz no tratamento e prevenção de várias doenças, e capaz de ajudar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar as funções cerebrais.

Os principais benefícios à saúde oferecidos pela Cúrcuma

  • Seu principal composto, a curcumina, possui funções anti-inflamatórias que ajudam nas inflamações assim como em dores nos ossos e articulações;
  • Ajuda na recuperação dos músculos após os exercícios;
  • Possui efeitos antioxidantes que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a reduzir os radicais livres;
  • Suas propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico;
  • Rica fonte de vitaminas, fibra dietética, niacina, e importantes minerais como o potássio, ferro, manganês e zinco;
  • Melhora o sistema digestivo e ajuda a controlar o colesterol;
  • Previne o diabetes pois equilibra os níveis de glicose no sangue.

Cúrcuma, açafrão-da-terra e turmérico são a mesma coisa?

O nome científico da Cúrcuma é Curcuma longa, mas também é conhecida como turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia e gengibre amarelo.

Aqui no Brasil a Cúrcuma também é conhecida como açafrão-da- terra, mas não deve ser confundida com o Açafrão pois ambos possuem origem bastante diferentes.

A Cúrcuma é um rizoma — uma raiz ou caule subterrâneo — da família do gengibre. Já o Açafrão é extraído dos estigmas da planta Crocus sativus, uma flor da família das Iridáceas.

Propriedades da Cúrcuma

curcuma em pó

A Cúrcuma possui compostos ativos extremamente benéficos para a saúde que são chamados de curcuminóides e entre eles, a curcumina é o mais importante.

Este composto ativo é capaz de ativar um gene do sistema imunológico que protege o corpo contra os ataques de vírus, bactérias e fungos - a proteína CAMP (peptídeo antimicrobiano catelicidina).

Além disso, a curcumina possui fortes efeitos anti-inflamatórios que auxiliam em muitos tipos de inflamações e dores, como nos ossos, músculos e articulações.

Possui também propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce devido aos seus efeitos antioxidantes que contribuem para a redução dos radicais livres.

Existem estudos sendo realizados para comprovar sua eficácia inclusive na prevenção e auxílio no tratamento contra o câncer.

A curcumina também é capaz de estimular o fígado a produzir uma maior quantidade de ácidos biliares que ajudam a digerir a gordura dos alimentos. Isso faz com que se aumente os níveis do “colesterol bom” (HDL) e diminuam os níveis de “colesterol ruim” (LDL), o que contribui para a prevenção de doenças cardíacas e problemas digestivos.

Estudos também demonstraram a eficácia da curcumina na prevenção e tratamento do diabetes. Suas propriedades antiglicêmicas podem ajudar a regular a produção de insulina pelo pâncreas e a controlar e manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a inibir o desenvolvimento da resistência ou da sensibilidade à insulina.

Como a curcumina ajuda a controlar o colesterol e os níveis de triglicérides diminuindo a absorção e o acúmulo de gorduras no corpo, pode ajudar a prevenir a obesidade, um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes.

Como a Cúrcuma deve ser consumida

A forma em pó é a maneira mais comum de se consumir a Cúrcuma e pode ser adquirida em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais.

O pó é obtido através da raiz seca e moída para ser utilizada no preparo de alimentos como condimento.

Uma raiz de Cúrcuma normalmente contém cerca de 2 a 5% do seu principal composto ativo a curcumina, e os estudos que comprovam os benefícios deste composto são com dosagens que variam entre 400 mg a 1 grama por dia, o que torna difícil atingir estes níveis utilizando a Cúrcuma apenas como tempero nos alimentos.

Por isso, para se obter os benefícios completos, é ideal tomar um extrato que contenha quantidades significativas de curcumina.

A curcumina também pode ser consumida como suplemento na forma de cápsulas. Estes suplementos oferecem uma dose com maior concentração de curcumina, em comparação ao consumo através da forma em pó. Além disso são mais simples e fáceis de se incorporar à rotina de qualquer pessoa, até mesmo daqueles que possuem uma vida agitada ou precisam utilizar o produto fora de casa.