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Cúrcuma em cápsulas: Todos os beneficios da curcumina

A Cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão indiano, é um tempero antigo que tem sido utilizado para fins culinários e medicinais desde os tempos antigos. Curcuma longa é o nome botânico para a planta da cúrcuma que geralmente é colhida na Índia e em outros países do Sudeste Asiático.

Se você nunca ouviu falar de cúrcuma antes, ela é uma especiaria derivada do rizoma da planta de cúrcuma. Usar cúrcuma na culinária não é novidade. Na verdade, ela era encontrada em cozinhas asiáticas há milhares de anos! Recentemente, ganhou imensa popularidade, não só pelo seu sabor picante na culinária, mas por suas propriedades medicinais.

Pode-se dizer que a cúrcuma é um dos superalimentos nutritivos mais eficazes do mundo. A cúrcuma é membro da família do gengibre e está comercialmente disponível em diferentes formas, como tempero, pó, raiz, cápsula, chá e extratos.

Agora, antes de ficar tentado a visitar o corredor de especiarias e estocar este tempero mágico, aqui está tudo que você precisa saber sobre ele para fazer a escolha certa para você.

O que é Curcumina?

Existem inúmeros compostos químicos encontrados na cúrcuma, sendo a curcumina o mais importante. É o principal ingrediente ativo da cúrcuma e tem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A curcumina torna a cúrcuma um alimento funcional; o alimento que possui efeitos potencialmente positivos para a saúde. No entanto, a quantidade de curcumina encontrada na cúrcuma não é tão grande. [1] Assim, torna-se extremamente difícil obter ingestão suficiente de curcumina utilizando a cúrcuma somente como tempero nas refeições. É por isso que é altamente recomendado tomar suplementos de cúrcuma que contenham uma quantidade substancial de curcumina benéfica.

Qual é o valor nutricional da cúrcuma?

Conforme sugerido pelo banco de dados nacional de nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma colher de sopa de cúrcuma em pó contém:[2]

  • Calorias — 29
  • Proteínas — 0,91g
  • Gorduras — 0,31g
  • Carboidratos — 6,31g
  • Fibras — 2,1g
  • Açúcar — 0,3g

A mesma colher de sopa de cúrcuma em pó fornece:[3]

  • 16% das necessidades diárias de ferro
  • 26% das necessidades diárias de manganês
  • 5% das necessidades diárias de potássio
  • 3% das necessidades diárias de vitamina C

A questão da curcumina e sua biodisponibilidade

A curcumina tende a ter atividade antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena e neurotrófica, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas doenças. Embora faça maravilhas para a saúde, a baixa biodisponibilidade da curcumina torna-se uma barreira importante à sua eficácia clínica.

Então, o que é biodisponibilidade e por que é tão importante?

Biodisponibilidade (BA) é a taxa na qual parte da substância é absorvida pelo sistema circulatório do corpo para ter um efeito ativo sobre ele. Isto conclui que a cúrcuma contendo curcumina é muito mal absorvida pelo corpo e a biodisponibilidade das cápsulas de cúrcuma precisa ser melhorada. Existem várias razões que contribuem para a baixa biodisponibilidade das cápsulas de cúrcuma. Isso inclui:

  • Seu rápido metabolismo e excreção pelo corpo.
  • A maneira como é distribuída pelos tecidos do corpo.
  • Sua vida curta diminui sua atividade no corpo.
  • Sua baixa solubilidade em água.

Felizmente, existem inúmeras maneiras de melhorar a biodisponibilidade da cúrcuma e das cápsulas de cúrcuma.

  • Combinar cúrcuma com pimenta preta. A pimenta preta é rica em piperina, uma substância natural que ajuda a aumentar a taxa de absorção da curcumina em 2000%.[4]
  • Você pode misturar cúrcuma com gorduras como o azeite, óleo de linhaça ou óleo de coco.
  • O pó micronizado e a formulação micelar líquida da Curcumina ajudam a aumentar sua biodisponibilidade oral.[5]

De um modo geral, utilizar qualquer um dos métodos acima pode aumentar significativamente a biodisponibilidade da cúrcuma.

Benefícios importantes da cúrcuma e da curcumina para a saúde:

All about Turmeric

  1. É anti-inflamatório

    A curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, é um potente anti-inflamatório que ajuda a manter respostas saudáveis ​à inflamação. Suas propriedades anti-inflamatórias têm sido benéficas no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrite.

    Pessoas que sofrem de artrite devem consumir a especiaria diariamente para aliviar as inflamações e dor articular leve. Pode-se também dissolver a cúrcuma em pó na água e aplicá-la na área inchada. Isso pode fornecer um alívio imediato e duradouro.

  2. Auxilia a digestão

    Se você está sofrendo de um problema digestivo, consumir cúrcuma crua pode ajudar a controlar a doença. Os principais componentes das especiarias estimulam a vesícula biliar a produzir bile, o que instantaneamente torna o sistema digestivo mais eficiente. Também está provado ser benéfico na redução dos sintomas de gases e inchaço.

  3. Possui propriedades medicinais

    Um dos principais benefícios para a saúde da cúrcuma são suas propriedades medicinais. Suas propriedades antibacterianas e antissépticas naturais fazem da cúrcuma um desinfectante eficaz. Também ajuda a acelerar a cicatrização de ferimentos. Para pequenos cortes e arranhões, aplicar uma pasta de cúrcuma em pó e água pode funcionar como um remédio rápido.

  4. Ajuda no diabetes

    Há boas notícias para pessoas que sofrem de pré-diabetes. A ação antioxidante e anti-inflamatória da curcumina ajuda a retardar o início de Diabetes Tipo 2. Além disso, também ajuda a diminuir o nível de insulina e aumenta o efeito dos medicamentos que tratam o diabetes. No entanto, é essencial consultar um médico antes de tomar cápsulas de cúrcuma com quaisquer outros medicamentos fortes.

  5. Aumenta a imunidade

    A Cúrcuma é enriquecida com lipopolissacarídeo, um composto conhecido por seus agentes antivirais, antifúngicos e antibacterianos que ajudam a estimular o sistema imunológico. Consumir leite de cúrcuma diariamente pode fazer maravilhas por sua saúde. Tudo que você precisa fazer é adicionar uma colher de chá de cúrcuma em pó em um copo de leite morno e consumir diariamente. Você também pode experimentar o chá de cúrcuma.

  6. Melhora a função do fígado

    A Cúrcuma é popular por sua ação antioxidante. Isso ajuda a aumentar a produção das enzimas vitais que ajudam a reduzir as toxinas enquanto desintoxica o sangue no fígado. Ao melhorar a circulação sanguínea, a cúrcuma também ajuda a apoiar a saúde do fígado.

Infographic on Various Health Benefits of Turmeric
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Quais são os possíveis efeitos colaterais da cúrcuma?

Tanto a cúrcuma como a curcumina (seu principal ingrediente ativo) são geralmente considerados seguros e sem efeitos colaterais conhecidos. Se administrados em grandes doses como suplementos, podem causar alguns efeitos colaterais comuns em algumas pessoas. Isso pode incluir náuseas, tontura, indisposição estomacal ou diarreia. Isso ocorre porque uma alta dosagem de cúrcuma aumenta a secreção de ácido gástrico, o que pode causar desconforto digestivo.

Quando utilizada em pequenas quantidades, a cúrcuma pode ser segura e eficaz. No entanto, quando tomada na forma de suplemento, não é recomendada para mulheres grávidas, pois pode desencadear contrações. A regra de ouro aqui é moderação. É a chave para aproveitar os inúmeros benefícios à saúde da curcumina sem se preocupar com os possíveis efeitos colaterais.

Dosagem recomendada de cúrcuma:

Turmeric Capsules & Powder

Normalmente, os estudos utilizam doses de 500 a 2.000 mg de cúrcuma por dia na forma de um extrato de curcumina. Isso é muito maior do que a quantidade encontrada na cúrcuma natural. Vamos ajudar a entender isso melhor com um exemplo.

Quando utilizada como especiaria, a dieta média indiana fornece cerca de 2.000 a 2.500 mg de cúrcuma, o que equivale 60 a 100 mg de curcumina por dia. Quando extraída, a mesma quantidade pode fornecer de 1.900 até 2.375 mg de curcumina. [7]

Por outro lado, quando utilizada como especiaria, a cúrcuma ainda é repleta de diversos benefícios. Ainda não há acordo oficial sobre as doses recomendadas de cúrcuma ou curcumina, no entanto, abaixo está uma lista da dosagem utilizada em pesquisas que apresentam resultados promissores.[8]

  • Pele irritada: 500 mg extras de cúrcuma duas vezes ao dia por 8 semanas
  • Colesterol alto: 700 mg extras de cúrcuma duas vezes ao dia por 3 meses
  • Osteoartrite: 500 mg extras de cúrcuma duas vezes ao dia por 2 a-3 meses

É altamente recomendado não tomar doses diárias de cúrcuma e curcumina a longo prazo. No entanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) determinou que a ingestão de 1,4 mg de cúrcuma e curcumina/quilo corporal é aceitável.[9]

Dito isso, lembre-se sempre que todos os suplementos de ervas devem ser utilizados com cautela. Sempre procure orientação médica antes de tomar qualquer suplemento, incluindo cápsulas de curcumina e cúrcuma.

Perguntas frequentes e comuns relacionadas à Cúrcuma em cápsulas

  1. Cúrcuma e curcumina não são a mesma coisa?

    Não, não são. Curcumina não é a mesma coisa que cúrcuma. Ela é o principal ingrediente ativo da cúrcuma, responsável pela maioria dos seus benefícios para a saúde. Ela também dá à cúrcuma sua cor amarela característica.

  2. Quais precauções devo tomar ao consumir cúrcuma?

    Cúrcuma é uma especiaria e muitas vezes é considerada segura. A ingestão de 1 a 1,5 colher de sopa de cúrcuma em pó por dia é considerada extremamente segura. Cápsulas de cúrcuma contêm alta concentração de curcumina e uma superdosagem pode causar efeitos colaterais.

  3. Posso tomar Cápsulas de Cúrcuma durante a gravidez e lactação?

    Muitas mães consomem cúrcuma como parte de sua dieta durante toda a gravidez e amamentação. No entanto, é altamente recomendável consultar um médico antes de tomar qualquer suplemento.

  4. Os suplementos de curcumina são seguros?

    Derivado do extrato de cúrcuma, o suplemento de curcumina foi rotulado como seguro, sem efeitos colaterais conhecidos. Dito isso certifique-se de sempre adquirir suplementos de qualidade orgânica.

Conclusão final

A Cúrcuma e especialmente a curcumina (seu composto mais ativo), possuem inúmeros benefícios para a saúde, cientificamente comprovados. A especiaria dourada provou ser extremamente benéfica para melhorar a saúde imunológica, controlar a pressão sanguínea e ajudar a aliviar a dor. Suas potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam na melhora dos sintomas da artrite e também da depressão.

No entanto, como acontece com qualquer terapia alternativa, é aconselhável falar com seu médico antes de tomar suplementos de curcumina da cúrcuma para tratar qualquer doença. Certifique-se de comprar apenas cápsulas de cúrcuma orgânica e utilizar apenas cúrcuma orgânica em pó nas receitas.

References:

  1. National Center for Biotechnology Information (PMID: 17044766), 2006
  2. National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release, April 2018
  3. Self-Nutrition Data
  4. National Center for Biotechnology Information (PMID: 9619120), May 1988
  5. National Center for Biotechnology Information (PMID: 24402825), Mar 2014
  6. National Center for Biotechnology Information (PMCID: PMC5388087), Jun 2016
  7. National Center for Biotechnology Information (PMID: 21194249), Dec 2010
  8. National Center for Biotechnology Information (PMID: 28417091), Jun 2016