* Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

  • Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras acima de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Carvão ativado — Tudo o que você precisa saber sobre essa magia negra

Acredite ou não, o carvão ativado está por toda parte. Se você passar pelo corredor de produtos de beleza em algum supermercado local ou fizer uma busca on-line, provavelmente notará que os produtos de carvão ativado praticamente dominaram o mercado de beleza e saúde.

Você ficará surpreso em saber que o carvão ativado já foi considerado um antídoto universal, [1] e hoje, continua sendo avaliado como um tratamento natural potente. De carvão ativado em pó, cubos e granulado à comprimidos, pílulas e esponjas faciais de carvão ativado, esse ingrediente mágico é encontrado em quase todas as formas possíveis.

Embora este ingrediente mágico seja o ingrediente do momento, ele já é utilizado como propriedade medicinal há séculos. Os antigos egípcios, gregos e chineses o utilizaram por várias razões. No entanto, antes de entrar nessa onda, vamos refletir mais profundamente para saber tudo sobre o carvão ativado.

O que é Carvão ativado?

O carvão ativado é um pó preto, inodoro e fino, derivado do superaquecimento de fontes naturais de carbono, como serragem, cascas de coco, carvão de ossos, coque de petróleo, carvão ou turfa. Ao ser processado em temperaturas muito altas, a estrutura interna do carvão é alterada, aumentando a área de superfície e reduzindo o tamanho de seus poros. Como resultado, o carvão é "ativado".

Aqui, você precisa ter em mente que o carvão ativado não é o carvão que você usa para acender a sua churrasqueira. Embora ambos sejam feitos dos mesmos produtos, os briquetes de carvão contêm substâncias tóxicas adicionais e não foram “ativados” em altas temperaturas. Além disso, é mais poroso se comparado ao carvão comum.

Como o Carvão Ativado funciona?

Como vimos acima, o carvão ativado em pó é feito pelo superaquecimento de fontes naturais de carbono. As propriedades de absorção de toxinas desse ingrediente mágico têm uma ampla gama de propriedades cosméticas e medicinais, embora nenhuma seja cientificamente comprovada.

Se você precisa se livrar de produtos químicos, toxinas ou óleos, sendo extremamente absorvente, o carvão ativado pode ajudar, uma vez que retém as toxinas e produtos químicos no intestino, impedindo-os de serem absorvidos pelo corpo. [2] A textura porosa do carvão ativado também possui uma carga elétrica negativa que atrai todas as moléculas carregadas positivamente, como gases e toxinas.

Como o carvão ativado não é absorvido pelo corpo, os contaminantes ligados à sua superfície são eliminados pelo corpo nas fezes. Também é popularmente conhecido como "Magia negra", onde negra representa a sua cor e magia significa a sua capacidade de remediar todos os tipos de males à saúde, desde germes e parasitas.

Carvão ativado — Como o ímã da natureza ajuda a desintoxicar seu corpo

Activated Charcoal Detox Drink

Desde produtos químicos na água que bebemos e pesticidas em nossos alimentos à exposição aos fungos, existem vários fatores ambientais que criam uma carga tóxica em nosso corpo. Para acrescentar à essa lista, muitas pessoas sofrem de doenças crônicas, tornando-as mais vulneráveis a esses fatores. É aqui que o carvão ativado pode entrar e diminuir a carga tóxica em nosso corpo.

A limpeza do trato gastrointestinal (GI) torna-se extremamente importante para apoiar a saúde e o bem-estar geral. O Carvão ativado pode ser usado para ajudar a promover a saúde do trato digestivo, eliminando todas as toxinas. Remover estas toxinas prejudiciais dos sistemas fornece alívio para as dores nas articulações, aumenta a energia, melhora a saúde física e mental e muito mais.

Além disso, existem inúmeros comprimidos de carvão ativado que ajudam a aliviar gases incômodos e inchaço, ligando os subprodutos dos alimentos responsáveis ​por causar gases e desconforto.

Como usar?

O Carvão ativado é um potente desintoxicante. Existem inúmeras maneiras de usar carvão ativado para desintoxicação do corpo. Vamos dar uma olhada:

  • Carvão ativado em cápsulas – Existem vários suplementos fáceis de ingerir disponíveis no mercado atualmente. Tomar pílulas de carvão antes de uma refeição ajuda a limpar o seu sistema digestivo enquanto acelera o metabolismo.
  • Bebidas de Carvão Ativado – Alguma vez você já pensou em fazer limonada com carvão? Você pode adicionar o carvão ativado em pó ao seu copo de água ou suco favorito e torná-lo sua deliciosa bebida desintoxicante.
  • Banho Detox de Carvão Ativado – Tudo que você precisa fazer é adicionar carvão ativado à sua água do banho e potencializar os resultados de desintoxicação.

Outras utilizações e benefícios importantes do carvão ativado

  1. Clareamento dental

    Whiten teeth with charcoal toothpaste

    Você tem dentes manchados? Não se preocupe. O Carvão ativado pode ajudar a clarear os dentes. Além disso, altera o equilíbrio do pH na boca, o que ajuda a promover uma boa saúde bucal, evitando cáries, doenças nas gengivas e mau hálito.

    Como o carvão ativado é eficaz na absorção de resíduos microscópicos e placas que são responsáveis pelas manchas, ele ajuda a clarear os dentes. Não é apenas econômico, como também é uma solução natural para um sorriso brilhante e confiante.

    Como usar?

    O mercado está repleto de cremes dentais de carvão ativado. Você pode experimentar! Ou então, você pode molhar uma escova de dentes e mergulhá-la no carvão ativado em pó. Escove normalmente enquanto oferece atenção especial às áreas com manchas. Lave bem a boca.

  2. Filtragem de água

    A água é uma necessidade básica de bem-estar. Infelizmente, a água da torneira normal é tóxica e carregada de toxinas, produtos químicos e fluoreto. Não se preocupe, usar carvão ativado pode ajudar a limpar a água, eliminando todas as impurezas e tornando-a segura para beber. No entanto, não retém minerais pesados, bactérias ou vírus de águas não tratadas.

    Como usar?

    Hoje em dia, existem muitos filtros de água de carvão ativado encontrados no mercado para você escolher. Basta levá-lo para casa e instalá-lo para desfrutar de água potável pura.

  3. Cuidados com a pele e corpo

    Activated Charcoal Face Mask

    A eficácia do carvão ativado não se limita à apenas isso. Você ficará surpreso ao saber que ele pode fazer maravilhas pela sua pele. É usado para extrair as micropartículas, como poeira, toxinas, produtos químicos e sujeira, fazendo com que a superfície da sua pele pareça mais limpa e suave. Além disso, atualmente também é utilizado em desodorantes. O Carvão ativado pode absorver odores desagradáveis ​e gases letais, tornando-o ideal para desodorizar calçados, axilas e refrigeradores. Além disso, também é utilizado para tratar infecções da pele.

    Como o Carvão ativado pode ter um efeito antibacteriano, ele ajuda na absorção de germes perigosos dos ferimentos. Ele também ajuda a aliviar o desconforto causado por picadas de insetos ou cobra, erupções causadas por carvalho venenoso ou hera venenosa, impedindo que os venenos sejam absorvidos pelo corpo.

    Como usar?

    • Para tratar a acne: Você precisa misturar uma cápsula de carvão ativado com duas colheres de chá de gel de aloe vera. Aplique suavemente em todo o rosto. Depois de seco, enxágue bem.
    • Para tratar uma picada de abelha ou mosquito: Misture uma cápsula de carvão ativado com meia colher de chá de óleo de coco. Aplique na área afetada. Reaplique a cada 30 minutos até que o desconforto e a coceira diminuam.
  4. Antienvelhecimento

    Sem dúvida, o envelhecimento é um processo natural da vida. Mas nosso estilo de vida agitado pode nos expor à várias toxinas, levando ao envelhecimento precoce. É aqui que o carvão ativado pode ajudar. Ele ajuda a eliminar a maioria das toxinas e substâncias químicas do corpo enquanto beneficia os principais órgãos. Não só ajuda a prevenir danos celulares ao fígado e rins, como também auxilia no suporte à saúde das glândulas suprarrenais.

    Como usar?

    Tudo o que você precisa fazer é tomar uma pílula de carvão ativado após exposição a metais pesados, alimentos que não sejam orgânicos ou a qualquer outra toxina. No entanto, a dosagem de carvão ativado pode variar de pessoa para pessoa.

O Carvão ativado é seguro?

Geralmente, o carvão ativado é considerado seguro na maioria dos casos. Existem efeitos colaterais pouco frequentes e raramente são graves.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do carvão ativado são:

  • Náusea e vômito
  • Fezes escuras
  • Prisão de ventre

A situação pode ser diferente se for utilizado como um antídoto de emergência para envenenamento. Existe a possibilidade de seguir para os pulmões e não para o estômago, particularmente quando a pessoa que ingeriu vomita ou está parcialmente consciente ou sonolenta. Para evitar esse risco, é altamente recomendável oferecer o carvão ativado apenas a uma pessoa totalmente consciente.

Gostaríamos de acrescentar aqui que o carvão ativado pode reduzir a absorção de certos medicamentos. Portanto, se você estiver grávida, amamentando ou tomando algum medicamento, é altamente recomendável consultar um profissional de saúde antes de tomá-lo.

Perguntas frequentes e importantes relacionadas ao Carvão ativado

  1. Qual é a diferença entre "carvão ativado" e "carbono ativado"?

    Muitas pessoas têm a ideia errada de que o carvão ativado é diferente do carbono ativado. Mas esse não é o caso. Ambos os termos são aceitos. "Carvão ativado" é um termo mais geral, enquanto que "carbono ativado" é amplamente utilizado no setor industrial. O termo “Carvão ativo” também é usado por muitas pessoas.

  2. Para que posso utilizar o carvão ativado?

    Sendo um produto altamente versátil, pode ser usado para filtragem de água, limpeza, desintoxicação e para tratar várias doenças. Também é altamente benéfico no tratamento de gases excessivos e inchaço. Como atrai partículas muito pequenas, pode ser amplamente utilizado para limpeza e desintoxicação de produtos, incluindo filtro de água, escovas, desodorizadores, produtos de limpeza e muito mais. Você também pode experimentar adicioná-lo em sua comida e sucos.

  3. Por quanto tempo dura o carvão ativado? Ele perde a validade?

    Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético, o carvão ativado pode durar a vida inteira. No entanto, quando entra em contato com o meio ambiente, o carvão ativado pode absorver vários poluentes ambientais. Não existe uma data de validade, entretanto, certos regulamentos governamentais arbitrários podem exigir uma data final como limite para a utilização.

  4. É de grau alimentício?

    Sim, é considerado GRAS (geralmente reconhecido como seguro). No entanto, muitos fabricantes vão mais adiante e têm seus produtos certificados em diferentes organizações.

  5. Eu posso comer isso?

    Sim, absolutamente, você pode! Hoje em dia, muitas pessoas consomem comprimidos de carvão ativado ou pílulas para ajudar a resolver seus problemas digestivos e desintoxicar o corpo. Elas também o utilizam como parte de uma limpeza corporal. No entanto, é altamente recomendável consultar um médico antes de consumi-lo.

    Pode também interferir na ação dos medicamentos, por isso, evite tomar carvão ativado quando estiver tomando algum medicamento.

Conclusão final

Carvão ativado é um superalimento que apoia uma ampla gama de utilizações há séculos. Surpreendentemente, também pode ter o potencial de tratar intoxicações, gases intestinais, baixar o colesterol, promover a função renal e reduzir os gases. No entanto, estudos que apoiam esses benefícios costumam ser fracos. Além disso, vários outros benefícios associados ao carvão ativado não são apoiados pela ciência. Tenha isso em mente ao experimentar. Mas vale a pena tentar!

References:

  1. National Center for Biotechnology Information (PMCID: PMC4767212), Mar 2016
  2. National Center for Biotechnology Information (PMID: 25455049), Jan 2015
  3. MedlinePlus - Health Information from the National Library of Medicine