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Quais as melhores formas de se consumir Cúrcuma?

Quais as melhores formas de se consumir Cúrcuma?

A Cúrcuma pode ser consumida em pó como tempero no preparo de alimentos ou ainda, como suplemento em forma de cápsulas à base do extrato de curcumina, o seu principal composto ativo.

Cúrcuma em pó:

Cúrcuma em pó

A raiz da Cúrcuma possui coloração amarelada, aroma e sabores fortes. O pó é obtido através da raiz seca e moída. A versão em pó pode ser facilmente encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais.

A Cúrcuma em pó costuma ser adicionada em preparações como sopas, arroz, carnes e peixes ou em molhos para salada. Geralmente uma raiz contém cerca de 2 a 5% de curcumina, seu principal composto ativo.

Cúrcuma em cápsulas:

Para se consumir a quantidade diária recomendada de curcumina, o composto principal da Cúrcuma e se obter todos os seus benefícios, é necessário ingerir cerca de 400 mg a 1 g por dia, o equivalente à uma colher de chá do pó.

Visando tornar o consumo mais simples e permitir a dosagem ideal, foram criadas as cápsulas de Cúrcuma, que são feitas a partir do extrato de curcumina, permitindo que sejam incorporadas facilmente em qualquer dieta ou estilos de vida agitados.

Cúrcuma na alimentação

A Cúrcuma vem sendo utilizada há muito tempo na Ásia, principalmente na Índia como erva medicinal e também na culinária como tempero na preparação de alimentos.

Sua raiz seca e moída é transformada em uma especiaria de cor amarela forte, com gosto e aroma que ajudam a realçar o sabor dos alimentos.

Curry, leite dourado e muito mais

Curry

O Curry é um tempero feito de uma mistura de especiarias tradicionais também típico da Índia, e é utilizado em diversos pratos para realçar o sabor, aroma e cor dos alimentos.

Contém ingredientes como o açafrão da terra, canela, pimenta-do-reino, gengibre, cardamomo, cominho, sementes de coentro e de mostarda, cravo da índia, páprica e erva-doce que podem variar bastante conforme a região, mas o principal deles é a Cúrcuma, que é quem dá sua cor, sabor e aroma característicos.

Leite dourado

Leite dourado de curcuma

A Cúrcuma vem sendo consumida também em forma de bebida que está se tornando cada vez mais popular no mundo da alimentação saudável, para se obter os benefícios à saúde de diversos ingredientes através de uma única preparação, o leite dourado.

Se você ainda não sabe do que se trata, o leite dourado é uma mistura de leite de vaca ou vegetal, tendo como principal ingrediente a Cúrcuma e outros ingredientes que podem variar, como óleo de coco, gengibre e até pimenta-do-reino, que são adicionados ou não, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Esses outros ingredientes atuam como coadjuvantes à curcumina da Cúrcuma, uma vez que a curcumina pura não costuma ser bem absorvida pela corrente sanguínea e estes podem melhorar sua biodisponibilidade.

Estudos confirmam por exemplo, que o seu consumo pode ser feito junto com a pimenta-preta, que contém piperina, uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina (biodisponibilidade) em até 2000%.

A Cúrcuma pode ainda ser inserida em uma refeição que inclua gorduras, uma vez que a curcumina também é lipossolúvel (solúvel em óleo).

Cúrcuma com vitamina D em cápsulas

A vitamina D é uma importante vitamina que auxilia a absorção de cálcio pelo corpo, ajudando no desenvolvimento saudável de ossos e dentes.

Ela também é capaz de prevenir doenças, o envelhecimento precoce e de fortalecer o sistema imunológico.

As principais fontes de vitamina D são peixes e frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, leite e seus derivados, além da exposição da pele aos raios solares que ajuda a sua produção.

Principalmente no inverno, ou para pessoas que raramente se expõem ao sol, é possível que se tenha deficiência dessa vitamina no organismo, sendo necessário a reposição através da suplementação.

A Cúrcuma também é fonte de vitamina D, e foram desenvolvidas cápsulas contendo um reforço extra de vitamina D, para que seja possível ingerir a quantidade ideal de nutrientes, vitaminas e minerais que contribuem para a saúde de modo geral, em uma forma simples e muito fácil de tomar, em um único suplemento.

Dose diária recomendada

A dosagem diária ideal do consumo de Cúrcuma depende de inúmeros fatores, como idade, peso, e motivo da utilização.

Por isso tem sido cada vez maior a procura pelos suplementos em cápsulas, uma vez que eles contêm extrato de curcumina pura e são padronizados para conter até 95% de curcuminóides. Assim, até mesmo com uma dosagem mais baixa é possível alcançar seus diversos benefícios.

A dosagem de cada cápsula costuma ser de até 500 mg (dosagem máxima) e, é recomendado ingerir até 1 cápsula por dia, com água para se obter os benefícios.

Embora seja um produto totalmente natural, não deve ser consumido por crianças ou por mulheres grávidas.