* Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

  • Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras acima de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

O que é Ayurveda?

O que é Ayurveda?

Originária do subcontinente indiano, a medicina Ayurvédica simplesmente Ayurveda) é um sistema tradicional de cura à base de plantas. O nome Ayurveda vem das palavras sânscritas Ayur que significa vida e veda que significa conhecimento, portanto, juntas, a tradução significa Conhecimento da vida. Com mais de 3.000 anos, é considerado um dos sistemas de cura mais antigos do mundo e ainda é praticada atualmente, embora agora seja mais considerada uma medicina complementar ou alternativa.

O Ayurveda é baseado na ideia do equilíbrio delicado entre mente, corpo e espírito e como sua saúde e bem-estar geral estão ligados a este equilíbrio. Portanto, trabalha para complementar cada uma dessas três áreas, a fim de mantê-las em equilíbrio para promover uma boa saúde geral, em vez de combater doenças específicas, como faria a medicina moderna. É por isso que o Ayurveda incentiva um certo estilo de vida para que você não fique doente devido a um desequilíbrio.

Como funciona o Ayurveda?

O Ayurveda funciona mantendo a mente, corpo e espírito em equilíbrio, a fim de manter você saudável. Se seu corpo não estiver em equilíbrio, será necessário um tratamento ayurvédico para ajudar. A maioria desses tratamentos começa com um processo de purificação para limpar seu interior e o sistema digestivo para remover toxinas. Depois disso, o tratamento tradicional seguirá com uma dieta específica com remédios de ervas feitos de ingredientes ayurvédicos, além de exercícios como meditação e ioga. No geral, eles visam eliminar impurezas, reduzir quaisquer sintomas, aumentar a imunidade, reduzir o estresse e promover a harmonia geral entre a mente, o corpo e espírito.

Os três Doshas e seu tipo de corpo ayurvédico

Aqueles que praticam Ayurveda tradicional acreditam que cada pessoa é comprometida com cinco elementos universais: terra, água, fogo, ar e espaço (éter). Estes são combinados no corpo humano para criar três energias conhecidas como doshas. Eles determinam como seu corpo funciona especificamente e, embora acredita-se que todos tenham uma mistura dos três, geralmente existe um que é mais forte e fornece a você seu tipo de corpo ayurvédico próprio e a melhor maneira de cuidar dele. Cada dosha controla uma função corporal diferente, portanto suas chances de sofrer certos problemas de saúde dependem do equilíbrio destes doshas específicos.

Dosha Vata (Ar e espaço ou éter)

Considerado o mais poderoso dos três doshas, o dosha Vata controla funções básicas como a divisão celular, bem como o fluxo sanguíneo, a respiração, o coração, a mente e a eliminação de resíduos pelo intestino. Se o dosha Vata é sua principal força vital, é mais provável que você desenvolva problemas como artrite, asma, ansiedade, problemas cardíacos e de pele. As principais causas que podem afetar essa força vital incluem tristeza, medo e falta de sono.

Dosha Pitta (fogo e água)

A energia do dosha Pitta controla o metabolismo, digestão e hormônios relacionados ao apetite. Como resultado, se essa for sua principal força vital, é mais provável que você desenvolva problemas como infecções, pressão alta, doenças cardíacas e doença de Crohn. As causas consideradas mais comuns que prejudicam a força da energia do dosha Pitta incluem a o excesso de exposição ao sol e a ingestão de alimentos muito picantes ou ácidos.

Dosha Kapha (água e terra)

A terceira e última energia chamada dosha Kapha controla o peso, o sistema imunológico, a força do corpo e o crescimento muscular. Se essa for sua principal fonte de energia, você provavelmente desenvolverá problemas como câncer, obesidade, problemas respiratórios, náusea e diabetes. Existem muitas maneiras de interromper a força vital do dosha Kapha, mas as principais maneiras incluem consumir muito sal, açúcar ou água e dormir durante o dia.

Protection

Dosha Vata (Espaço e ar)

Controla o fluxo sanguíneo, respiração, coração, mente e eliminação de resíduos.

Leva a problemas como artrite, asma, ansiedade, problemas cardíacos e de pele.

Causado por tristeza, medo e falta de sono.

Brain Health

Dosha Pitta (Fogo e água)

Controla o metabolismo, digestão e hormônios relacionados ao apetite.

Leva a problemas como infecções, pressão alta, doenças cardíacas e doença de Crohn.

Causado pelo excesso de exposição ao sol e pela ingestão de alimentos muito picantes ou azedos.

Absorption

Dosha Kapha (Água e terra)

Controla o peso, o sistema imunológico, a força do corpo e o crescimento muscular.

Leva a problemas como câncer, obesidade, problemas respiratórios, náusea e diabetes.

Causado pelo excesso de consumo de sal, açúcar ou água e por dormir durante o dia.

Por que os alimentos são tão importantes no Ayurveda?

Ao contrário da sociedade ocidental, onde os alimentos são vistos principalmente como uma fonte de combustível que precisamos para nos sustentar, aqueles que praticam o Ayurveda o enxergam como mais do que isso. Eles acreditam que se ingerirmos o equilíbrio certo de alimentos saudáveis, podemos prosperar e alimentar nosso corpo, assim como nossa mente e espírito.

O Ayurveda baseia o que comemos em seis gostos distintos: doce, salgado, azedo, amargo, picante e adstringente. Cada um deles desempenha um papel definido dentro do corpo e, se tivermos uma refeição completa que contenha todos os seis gostos, teremos nosso corpo satisfeito, bem como nossa mente e espírito. É por isso que muitos alimentos ayurvédicos estão cheios de toda uma variedade de plantas, ervas e especiarias, para que possam satisfazer todos os gostos em uma refeição.

Medicamentos e ingredientes tradicionais ayurvédicos

Para atender todos os 6 gostos, existem muitos alimentos ayurvédicos que são popularmente utilizados nas práticas e medicamentos do Ayurveda. Afirma-se que existem mais de 600 ervas usadas na medicina ayurvédica, cada uma com seus diferentes gostos, benefícios e utilizações, mas as mais comuns incluem:

  • Ashwagandha
  • Bramhi
  • Gengibre
  • Pimenta preta
  • Ghee (Manteiga clarificada)
  • Cardamomo
  • Cominho
  • Amalaki
  • Neem
  • Triphala
  • Arjuna
  • Shatavari
  • Guggal
  • Haritaki
  • Gotu Kola (Centella asiática)
  • Manjistha (Rubia cordifolia)
  • Açafrão-da-terra
  • Amla

Visão geral

O Ayurveda é uma prática incrível e é uma ótima maneira de equilibrar sua saúde e bem-estar. Embora não se destine a curar doenças específicas pois você ainda precisaria da medicina ocidental para isso, ingredientes e práticas ayurvédicas para ajudar a manter seu corpo em equilíbrio podem ser uma excelente maneira de buscar uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.