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O que é Colágeno? Seu guia definitivo para o colágeno e seus suplementos

Sem pensar duas vezes, as pessoas gastam milhares de reais tentando lutar contra o processo de envelhecimento. Desde cirurgias plásticas, botox e preenchimentos injetáveis à peelings químicos e tratamentos a laser, as pessoas fazem qualquer coisa e tudo o que é possível para conseguir uma pele jovem e radiante novamente!

No entanto, uma das abordagens mais globais e voltadas para a beleza que vem de dentro é optar pelo uso do "Colágeno", a potência da beleza natural e antienvelhecimento. Essa é a razão pela qual os suplementos de colágeno têm conquistado o mundo da beleza. Desde séruns a pós e cápsulas, o colágeno é encontrado em todas as formas possíveis. Parece que todo mundo está obcecado em aumentar a ingestão de colágeno.

Antes de começar a aumentar seu nível de colágeno, aqui está tudo o que você precisa saber sobre este suplemento de beleza natural.

O que é Colágeno?

Image explaining what is collagen

A palavra colágeno é derivada da palavra grega “Kollagen”, onde “Kolla” significa cola e “gene” significa algo que produz. Em palavras mais simples, o colágeno é uma proteína “produtora de cola” que dá suporte e mantém os tecidos do corpo unidos. É o bloco de construção mais essencial do nosso corpo que compõe até 30% de nossas proteínas.

Para ser mais específico, o colágeno forma (por peso seco):

  • Massa muscular: 1-10%
  • Ossos: 30%
  • Cartilagem: 60%
  • Pele: 70-80%
  • Tendões: 80%
  • Esclera (camada externa do globo ocular): 90%

Em suma, o colágeno é a proteína mais abundante e pode ser encontrado em todos os tecidos conjuntivos. Em um nível microscópico, o colágeno é helicoidal triplo. Vamos analisar mais profundamente para melhor compreensão.

Diferentes tipos de células nos tecidos do corpo desencadeiam a produção de colágeno. Usando aminoácidos e peptídeos específicos como blocos de construção, essas diferentes células constroem uma grande estrutura helicoidal de colágeno que é posteriormente organizada para formar fibras longas. Isso ajuda a suportar os tecidos conjuntivos do corpo, a flexibilidade e a capacidade de resistir à força externa. O colágeno altamente resistente também ajuda a fortalecer as células da pele e a fortalecer os vasos sanguíneos.

Um guia abrangente sobre diferentes tipos de colágeno

Se você está à procura de comprimidos ou suplementos de colágeno no mercado, provavelmente você já ouviu falar sobre os diferentes tipos de colágeno. Então, quais exatamente são esses tipos e qual deles você deve tomar?

Bem, existem muitos tipos diferentes de colágeno (pelo menos 28) encontrados em nosso corpo. Entre eles, 80-90% pertencem ao Tipo I, Tipo II e Tipo III. Todos os tipos de colágeno podem beneficiar sua pele, cabelo, unhas e ossos, pois todos eles são compostos principalmente de aminoácidos benéficos. No entanto, para que você tenha uma visão ainda melhor, veja os diferentes tipos de colágeno.

  1. Colágeno tipo I

    Sem dúvida, é uma das proteínas mais abundantes encontradas em nosso corpo e ajuda a formar nossos ossos, vasos sanguíneos, córneas, tendões e outros tecidos conjuntivos. Não só apoia a redução de rugas e linhas finas, como também melhora a hidratação e a elasticidade da pele. Se você está em busca de colágeno para a saúde da pele, o Tipo I é o que você precisa.

    Com o aumento da idade, o nível de colágeno diminui. É por isso que você precisa tomar um suplemento de colágeno Tipo I para aumentar estes níveis. Atuando como um bloco de construção da pele, também é perfeito para a cicatrização de ferimentos. Uma das melhores fontes do Tipo I é o colágeno marinho.

  2. Colágeno tipo II

    O tipo II é encontrado principalmente na cartilagem e é extremamente benéfico para a sua saúde. A cartilagem é um tecido conjuntivo que protege os ossos longos nas articulações. Além disso, é um componente estrutural do nariz, da caixa torácica, da orelha, dos brônquios e muito mais. É por isso que o Tipo II é considerado altamente benéfico para aumentar a saúde das articulações e melhorar os sintomas da artrite.

    Uma das melhores fontes de colágeno tipo II é a proteína orgânica do caldo de ossos. Ele também contém sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina, que são populares no tratamento de problemas comuns das articulações e artrite.

  3. Colágeno tipo III

    Frequentemente associado ao Tipo I, o Tipo III pertence a fibrilas de colágeno e é um componente essencial dos órgãos e pele. Suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias, ajudando também na manutenção da integridade funcional do coração.

    O Tipo III é abundante em peptídeos de colágeno bovino, que é derivado da pele, ossos e músculos das vacas.

    Swipe to the right

    Tipo de colágeno Tipo I Tipo II Tipo III
    Utilização Ajudar a formar nossos ossos, vasos sanguíneos, córneas, tendões e outros tecidos conjuntivos. Também é útil nas rugas e elasticidade da pele. É um componente estrutural do nariz, da caixa torácica, da orelha, dos brônquios e muito mais. Também ajuda a melhorar a saúde das articulações. Suportar a estrutura dos músculos, órgãos e artérias, ajudando também na manutenção da integridade funcional do coração.
    Melhor fonte Suplementos de colágeno marinho Proteína orgânica do caldo de ossos Peptídeos de colágeno bovino
  4. Outros tipos de colágeno

    O tipo IV é o colágeno reticular e ajuda na filtragem. É encontrado principalmente na membrana basal e nas camadas da pele.

    O tipo V é um colágeno associado à fibra que é encontrado principalmente na matriz extracelular dos músculos esqueléticos. Também é essencial para criar as células da placenta da mulher grávida.

    O tipo X é um colágeno formador de rede e é encontrado principalmente na cartilagem. Também ajuda no crescimento de osso novo na cartilagem articular.

Tudo o que você precisa saber sobre peptídeos de colágeno e colágeno hidrolisado

O corpo humano não é capaz de absorver efetivamente o colágeno em seu estado natural. É por isso que primeiro, o colágeno passa por um processo de hidrólise em que as grandes moléculas de colágeno são divididas em unidades menores, conhecidas como peptídeos de colágeno. É mais biodisponível e contém altas concentrações de aminoácidos.

Como são cadeias mais curtas de aminoácidos, eles são facilmente absorvidos pelas células do sangue após a digestão. Além disso, eles também são insípidos e inodoros, tornando-os um suplemento alimentar perfeito.

O que é Colágeno hidrolisado?

Colágeno hidrolisado e peptídeos de colágeno são nomes dados a um mesmo produto. Sim, você entendeu direito. Como mencionado acima, o colágeno em tamanho natural é dividido em cadeias menores através de um processo de hidrólise, e, portanto, os peptídeos de colágeno frequentemente são referidos como peptídeos hidrolisados e também como colágeno hidrolisado.

6 sinais importantes que refletem a deficiência de colágeno

  • Rugas
  • Celulite
  • Perda da mobilidade
  • Dor muscular
  • Problemas de circulação
  • Dor nas articulações

Você sabia que o colágeno pode ajudar a melhorar o aspecto das rugas?

Representation of Collagen Fibers in Aged & Young Skin

Responsável por 75% do material orgânico em sua pele, sem dúvida, o colágeno é um elemento importante da sua pele. Desempenha um papel fundamental não só no fortalecimento da pele, mas também favorece a hidratação e elasticidade. À medida em que envelhecemos, nosso corpo tende a produzir menos colágeno, o que causa pele seca e a formação de rugas. [2] Existem estudos que apoiam o fato de que suplementos de colágeno de peptídeos de colágeno podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele e reduzir o aparecimento de rugas e ressecamento.[3]

As propriedades cicatrizantes do colágeno ajudam na cicatrização mais rápida de ferimentos, marcas de acne, e outras manchas da pele. Além disso, o colágeno também ajuda na cicatrização da pele danificada pelos prejudiciais raios UV. Quando ingerido regularmente, o colágeno pode estimular o processo de reparação da pele, incentivando seu corpo a formar novo colágeno.

Colágeno para a saúde dos ossos e articulações

O colágeno tipo 2 normalmente é encontrado na cartilagem (um tecido que protege as articulações). Conforme você envelhece, a quantidade de colágeno diminui gradualmente em seu corpo, o que aumenta o risco de desenvolver distúrbios articulares degenerativos, como a osteoartrite.

Existem muitos estudos que apoiam a ingestão de um suplemento de colágeno para reduzir a dor nas articulações e ajudar a melhorar a osteoartrite. [4] Pesquisadores mostraram que o colágeno suplementar é coletado na cartilagem e estimula os tecidos a produzirem colágeno. Além disso, também ajuda no apoio às articulações, reduzindo a dor, melhorando a flexibilidade e diminuindo a inflamação.

Outros benefícios importantes e utilizações do colágeno:

  1. Saúde intestinal

    Você está sofrendo de síndrome do intestino permeável? Tomar um suplemento de colágeno pode ajudar. Ele infunde aminoácidos reparadores que ajudam a quebrar proteínas e acalma seu intestino enquanto cura as paredes celulares danificadas.

    Os aminoácidos no colágeno também ajudam a construir os tecidos que revestem o trato gastrointestinal (GI) e o cólon, enquanto ajudam no tratamento das desordens gastrointestinais. Como resultado, não só é eficaz na cura da síndrome do intestino permeável, como também tem provado ser altamente benéfico na colite ulcerativa, doença de Crohn e refluxo ácido.

  2. Aumenta o metabolismo e os níveis de energia

    O colágeno ajuda na conversão de vitaminas e minerais vitais, o que, por sua vez, ajuda a acelerar o seu metabolismo e adiciona massa muscular magra à estrutura. Ao consumir o colágeno com vitamina C, ele assegura que seu corpo converta o colágeno em uma proteína utilizável que ajuda a repor a fonte de sua vitalidade e energia.

    Além disso, verificou-se que a glicina desempenha um papel vital no funcionamento do sistema nervoso digestivo e central, que é essencial para manter um corpo jovem e saudável. E ainda ajuda a melhorar o uso de antioxidantes pelo organismo, o que ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento.

  3. Fortalece cabelos, dentes e unhas

    Você tem unhas quebradiças e descascando? Você está sofrendo com problemas de queda de cabelo? Bem, a deficiência de colágeno é responsável por isso. O colágeno é um bloco de construção essencial para seu cabelo, dentes e unhas. Ter uma dieta equilibrada enriquecida com proteína de colágeno pode ajudar a reverter os sinais da queda de cabelo e manter as unhas fortes.

    De acordo com um estudo [1] verificou-se que existe uma relação importante entre a regeneração do folículo capilar e a matriz extracelular (ECM) e, o colágeno pode atuar terapeuticamente na queda de cabelo e outras questões relacionadas à pele.

  4. Melhora a saúde do fígado

    Você sabia que o colágeno pode ser extremamente útil para desintoxicar o corpo e melhorar a saúde do coração e do fígado? A glicina ajuda a diminuir o dano sentido pelo fígado ao absorver substâncias estranhas como toxinas e álcool. Você também ficará surpreso ao saber que a glicina também pode ser usada para minimizar danos ao fígado causados pelo álcool e outras formas de lesão hepática crônica ou aguda.

  5. Protege a saúde cardiovascular

    O aminoácido prolina ajuda a minimizar o acúmulo de gordura, ajudando as paredes das artérias a descarregar o acúmulo de gordura na corrente sanguínea. Auxilia no controle da pressão arterial e repara o tecido dentro das artérias e articulações.

    Além disso, a arginina apoia a produção de óxido nítrico, que permite uma melhor vasodilatação, permitindo melhor circulação.

Alimentos que estimulam a formação de colágeno em seu corpo

Seu corpo combina aminoácidos e nutrientes a partir de alimentos ricos em proteínas, a fim de formar o colágeno. Carne, peixe, frango, ovos e produtos lácteos são alguns dos melhores alimentos ricos em proteínas que você pode precisar ingerir. Este processo de conversão também requer vitamina C, cobre e zinco. Enquanto a vitamina C pode ser derivada de frutas cítricas, pimentão verde e vermelho, tomate e folhas verdes, os minerais podem ser obtidos a partir de carnes, cereais integrais, nozes e feijão.

No entanto, à medida que você envelhece, seu corpo retarda o processo de absorver e sintetizar os nutrientes de forma eficiente. Para garantir que seu corpo mantenha um nível saudável de colágeno, você precisa começar a tomar diariamente comprimidos alimentares de colágeno.

Abaixo estão listados os melhores alimentos para estimular o colágeno:

Infographic of 10 Foods that Boost Collagen

Dicas para impulsionar os efeitos do colágeno

  • Tenha uma dieta balanceada que seja rica em proteínas, ácidos graxos ômega-3, vitamina A e contenha antioxidantes.
  • Se você não for vegano, considere consumir caldo de ossos diariamente.
  • A cafeína pode ter um efeito adverso na cicatrização de ferimentos e no processo de envelhecimento da pele. Assim, limite ou corte a ingestão de cafeína.
  • A terapia com luz vermelha pode estimular e aumentar a produção de colágeno na pele.
  • O exercício regular pode proteger seus níveis de colágeno e ajudar a combater os sinais de envelhecimento.
  • O Retinol derivado da vitamina A ajuda a aumentar o nível de colágeno.
  • O Ginseng encontrado no chá e suplementos, ajuda a aumentar a quantidade de colágeno.

Efeitos colaterais do colágeno e sua superdosagem

Felizmente, não há efeitos colaterais conhecidos do colágeno e é um produto considerado Geralmente reconhecido como seguro (GRAS). A razão comum para as pessoas que experimentam efeitos colaterais é por possuírem alergias pré-existentes ou por exceder a dosagem recomendada.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns dos suplementos de gelatina de colágeno são inchaço e dor de estômago. Geralmente isso se deve ao volume maior de sua proteína. Se você é alérgico a carne, definitivamente deve evitar tomar colágeno bovino. Colágeno marinho pode ser um bom substituto.

Além disso, se você estiver grávida ou atualmente estiver tomando algum medicamento, consulte seu médico para garantir que os suplementos de colágeno não interfiram na eficácia de seus medicamentos.

Perguntas frequentes e importantes relacionadas ao colágeno:

  1. Se o colágeno é abundante no meu corpo, por que preciso tomá-lo?

    À medida em que envelhecemos, há uma redução na produção de colágeno em nosso corpo. Infelizmente, a produção natural de colágeno começa a desacelerar a partir dos 20 anos e os sinais de envelhecimento começam a aparecer. Mas não se preocupe. Você pode manter os níveis naturais de colágeno saudáveis, adicionando um suplemento de colágeno em sua dieta diária.

  2. Por que o colágeno marinho é melhor que o bovino?

    O colágeno marinho é insípido e repleto de benefícios para beleza. Tem capacidade de absorção superior à de outras fontes de colágeno hidrolisado. Além disso, o colágeno marinho proporciona um equilíbrio único de glicina, aminoácidos, prolina e hidroxiprolina. E mais, é reconhecido como a forma mais biodisponível de colágeno, o que resulta na melhor e mais rápida absorção.

  3. É seguro para uso a longo prazo?

    A resposta simples é sim. Colágeno consiste em aminoácidos que são definidos como alimento. Os suplementos de colágeno são formulados para fornecer nutrientes vitais ao seu corpo e apoiar sua capacidade de restaurar e construir o colágeno natural. Mas, se você ainda tiver dúvidas, consulte um profissional de saúde.

  4. Os peptídeos de colágeno são proteínas?

    Sim, eles são proteínas puras. Eles não contêm sabores artificiais, adoçantes, açúcar, glúten, gordura ou carboidratos. Além disso, não contêm conservantes e aditivos.

  5. Existe algum efeito colateral?

    Até agora, nenhum efeito colateral conhecido foi relatado. No entanto, recomenda-se que você não o tome com o estômago vazio pois pode causar desconforto intestinal.

Conclusão

Os suplementos de colágeno parecem ser a mais recente tendência para saúde e beleza, apesar de seus benefícios não serem apoiados pela ciência. No entanto, se você está procurando proteína de qualidade para adicionar às suas refeições, então, tomar comprimidos de colágeno é o caminho a seguir. Eles são convenientes e fáceis de ingerir. Você também pode adicionar colágeno em pó em uma ampla variedade de pratos e bebidas, a qualquer hora do dia.

Os peptídeos de colágeno oferecem uma ampla gama de benefícios à saúde. Eles não apenas manterão sua pele jovem, como também protegerão seus ossos e articulações. Procure experimentar e você não se arrependerá da decisão.

References:

  1. National Center for Biotechnology Information, PMID: 25989472, Oct 2015
  2. National Center for Biotechnology Information, PMCID: PMC3583892, Jul 2012
  3. National Center for Biotechnology Information, PMID: 23949208, Aug 2014
  4. National Center for Biotechnology Information, PMID: 17076983, Nov 2006