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Menopausa e o ganho de peso: por que é tão difícil?

Perder peso durante e após a menopausa é um assunto muito discutido, uma vez que é inevitável adquirir alguns quilos a mais durante este período. A menopausa começa oficialmente depois que uma mulher não teve um ciclo menstrual por 12 meses seguidos. Você pode notar que à medida que envelhece, manter um peso estável torna-se mais difícil e mais complicado do que antes, especialmente neste período. Com base em pesquisas, é em torno desta transição da menopausa que muitas mulheres tendem a ganhar peso por muitas razões, incluindo uma redução no metabolismo. Este ganho de peso é muitas vezes difícil de evitar, no entanto, existem maneiras de retomar o controle!

Como a menopausa pode afetar o peso

Existem muitos fatores relacionados à menopausa que podem causar ganho de peso. Estes incluem:

1. Alterações hormonais: Alterações hormonais durante a menopausa são mais propensas a fazer você ganhar peso, pois tanto níveis baixos quanto elevados de estrogênio podem levar ao aumento do armazenamento de gordura. Neste caso, o ganho de peso será em torno dos quadris, coxas e abdômen.

2. Massa muscular: A perda de massa muscular é um grande influenciador no ganho de peso durante a menopausa. Infelizmente já está estabelecido que a massa muscular diminui à medida que envelhecemos e a gordura, por outro lado, aumenta. Como resultado da perda de massa muscular, torna-se difícil para o corpo controlar como utilizar as calorias através do metabolismo, logo, torna-se um desafio manter um peso saudável.

3. Dormir pouco: A falta de um sono de qualidade pode levar a lanches em excesso nos intervalos entre as refeições e a um metabolismo mais lento, resultando em ganho de peso. No caso da menopausa, muitas mulheres encontram dificuldades para dormir, o que acaba levando ao ganho de peso.

4. Genética: Um simples caso de genética também pode influenciar a questão da menopausa e ganho de peso. Pode não parecer justo, mas se seus pais tiverem excesso de peso, provavelmente você também terá.

5. Resistência à insulina: À medida que as mulheres envelhecem, gradualmente se tornam resistentes à insulina e, durante a menopausa, isso pode levar você a ter dificuldades para perder peso. A resistência à insulina é quando o corpo não consegue reagir corretamente à produção de insulina, levando ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Como perder peso durante a menopausa

Algumas pessoas acreditam que a menopausa e a perda de peso não andam de mãos dadas, mas na verdade, é possível perder peso durante a menopausa, mas, desde que você se dedique! Para ajudar, você pode tentar:

1. Ter um sono saudável: Tendo estabelecido que a falta de sono está relacionada ao ganho de peso, é aconselhável tentar obter ajuda para que você possa ter um sono saudável, tranquilo e de qualidade. Isso pode incluir ir para a cama mais cedo ou encontrar maneiras de lidar com as causas das noites mal dormidas devido à menopausa, como suores noturnos.

2. Equilibrar a sua dieta: Existem diferentes dietas para acelerar o metabolismo durante esse período, que incluem ingerir muitas proteínas e fibras, beber chá verde, ingerir mais produtos lácteos e melhorar sua relação com os alimentos, praticando uma alimentação consciente. Você também pode adicionar alimentos à sua dieta que contenham fitoestrogênios, como a soja, ou usar suplementos alimentares, como o feno-grego.

3. Tornar-se mais ativo: Por volta dessa idade, a maioria das pessoas fica menos ativa e isso pode dar espaço ao excesso de peso. No entanto, o exercício ainda é essencial nesta idade porque não estimula apenas a perda de peso na menopausa como também melhora o seu humor e favorece os músculos! Exercícios como cardiovasculares, ioga e treinamentos de resistência são ideais para ajudá-lo neste processo, da melhor maneira.