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Jejum para perder peso?

Viver saudável e manter um bom peso corporal é de alta prioridade para nós como seres humanos. Como resultado disso, existem muitas rotinas, técnicas e métodos para perder peso. Uma das mais populares dessas técnicas é o jejum. Há muitas dúvidas sobre essa técnica, e é por isso que estamos aqui para ajudar, focando especificamente na grande pergunta: eu devo fazer jejum para perder peso?

O que é o jejum?

O jejum é uma arte religiosa antiga que se refere a abstinência de comida, bebida ou ambos, a fim de alcançar uma causa religiosa. Esta arte de jejuar vem sendo praticada há milhares de anos por diversas religiões, incluindo judeus, budistas, cristãos e muçulmanos.

Nos últimos tempos, o ato de jejuar deixou de ser apenas um ritual religioso para se tornar uma rotina de perda de peso popular, pois pode ser usado para apoiar o metabolismo e inibir o apetite. Graças aos entusiastas que estabeleceram o papel do jejum na perda de peso, todos parecem estar se envolvendo nessa rotina. Isso nos leva às seguintes perguntas: o jejum é bom para você? E o jejum funciona para a perda de peso?

A resposta curta para ambas as perguntas é sim! No entanto, há muitas coisas a serem consideradas para se tomar uma decisão correta e você provavelmente já ouviu diferentes mitos sobre como o jejum é perigoso para sua saúde e como ele pode fazer com que você ganhe ainda mais peso. Bem, para esclarecer as coisas, os benefícios potenciais do jejum, quando bem feito, são surpreendentes e vão muito mais além do que perder peso.

Como o jejum afeta a perda de peso?

Se você deseja usar a técnica de jejum para acelerar a perda de peso, é importante estabelecer como o jejum afeta a perda de peso. Existem quatro tipos diferentes de rotina de jejum que os praticantes aderem:

Alimentação com restrição de tempo: Esta rotina envolve o consumo de calorias por algumas horas em determinados momentos do dia (4 a 6 horas) e, em seguida, restringir a dieta o resto do dia.

Jejum imitando dieta: Em vez de ficar sem comer nada, este é um tipo de dieta que envolve comer alimentos à base de plantas com poucas calorias, durante vários dias do mês.

Jejuns periódicos: Este tipo de jejum envolve beber apenas líquidos sem ou com pouquíssimas calorias por um longo período, para colocar o corpo em modo de jejum. Esta é a mais extrema e potencialmente perigosa de todas as rotinas e pode durar vários dias.

Jejum intermitente: O jejum intermitente envolve consumir menos alimentos calóricos (500 calorias ou menos) ou ficar sem comer nenhum alimento, de forma intermitente. O jejum intermitente para perda de peso é um dos mais populares.

É seguro fazer jejum?

O jejum é frequentemente visto como um assunto complicado, mas se feito corretamente, pode ser seguro. Se você está pensando em começar uma dieta de jejum, primeiro certifique-se de seguir um plano apropriado para você e seu corpo e também certifique-se de que seja algo aceitável e que você não vai morrer de fome. Também é recomendável consultar o seu médico se você acha que pode afetar sua saúde geral. Isso porque, assim como alguns dizem que a comida de um homem é o veneno de outro; o jejum é bom para pessoas jovens e ativas, mas ruim para crianças, idosos, pessoas com transtornos alimentares e pessoas que estão abaixo do peso.