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5 razões pelas quais é mais difícil fazer dieta nas mudanças de estações

Além da enorme mudança no clima, atividades físicas e humor em geral, as diferentes estações do ano normalmente vêm acompanhadas de mudanças em nossos padrões e rotinas alimentares; as formas de preparação dos alimentos mudam gradualmente de assar ao ar livre para os fornos internos. Isso influencia, portanto, o que cozinhamos e o que comemos.

Como resultado, pode ser difícil manter a rotina de uma dieta rigorosa quando existem diferentes fatores que podem influenciar os padrões alimentares durante as mudanças de estações. Isso pode se tornar um problema, especialmente depois de manter uma dieta rigorosa durante o ano todo. Neste artigo, vamos analisar cinco fatores principais que dificultam a dieta durante as mudanças de estações.

1. Temperatura

Durante as mudanças de estações, tendemos a experimentar uma mudança drástica na temperatura que afeta as condições do nosso corpo, influenciando assim o que comemos e as nossas rotinas alimentares. Por exemplo, os pesquisadores acreditam que o clima frio tende a aumentar em nós a predisposição para engordar, a fim de sobreviver ao frio do inverno.

2. Hormônios

Mudanças nas estações do ano também podem afetar o equilíbrio de alguns hormônios em nosso corpo, responsáveis​ por controlar a fome e o apetite, tornando a dieta um pouco mais difícil. Os hormônios que merecem atenção neste caso são a leptina, a grelina e os glicocorticóides. Esses hormônios também tendem a desencadear alguns sentimentos emocionais relacionados às estações, como depressões de inverno.

3. Transtorno afetivo sazonal

Este é um tipo de distúrbio que cria depressão com base na mudança das estações. Como resultado, o Transtorno afetivo sazonal geralmente ocorre na mesma época todos os anos. Se você é uma das vítimas desse distúrbio, durante esta época do ano, você está sempre mal-humorado e com menos energia para fazer qualquer coisa. O transtorno TAS também afeta seu padrão alimentar, tornando difícil manter a sua dieta. Geralmente, esta é a principal causa da depressão de inverno. O Transtorno Afetivo Sazonal pode ser tratado com medicamentos e terapias que incluem terapia comportamental, cromoterapia e terapia de luz.

4. As horas do dia

As horas do dia, também afetam nossos desejos por comida; pesquisadores acreditam que a luz solar tem a capacidade de desencadear uma mudança em nossa dieta. Eles afirmaram ainda que, neste caso, as pessoas com Transtorno afetivo sazonal tendem a consumir mais carboidratos para melhorar seu humor.

5. Ocasiões propensas à comida

Algumas estações vêm acompanhadas de muitas atividades divertidas, feriados e ocasiões propensas à comida, o que significa que é muito difícil manter uma dieta rigorosa durante essas mudanças de estações. No verão, por exemplo, ocasiões como festas e churrascos e são inevitáveis, aumentando assim o desejo por um determinado tipo de alimento.

Por outro lado, durante o inverno, temos a tendência de ficar mais em casa e fazer menos exercicios. Lutar contra isso, torna mais difícil controlar nossa dieta. Este período é muito delicado para nossa saúde física e mental, pois, se torna fácil cair no que é conhecido como "melancolia de inverno" ou depressão de inverno.